Consulta rápida
1. O que é tosse?
Tosse é um mecanismo de defesa do nosso organismo, contra agentes que causam irritação. Existem vários tipos de tosse: tosse seca, tosse produtiva (que é a tosse com catarro), tosse rouca (ou “tosse de cachorro”), tosse com sangue, dentre outros. Quando a tosse ocorre por até 2 a 3 semanas, ela é chamada de tosse aguda. Já se a tosse ocorre de 3 semanas a 2 meses, ela é chamada subaguda, e se a tosse persistir por um período superior a 2 meses, ela passa a ser considerada tosse crônica.
2. Tossir é normal?
Não! Tossir não é normal. Se a criança estiver tossindo, ela deve ser avaliada para se tentar descobrir e tratar a causa da tosse.
3. Quais doenças dão tosse?
Várias doenças podem dar tosse, como alergia (tosse alérgica), chieira, “bronquite” (crise de asma), aspiração de corpo estranho.
Doenças infecciosas também podem dar tosse, como infecções por vírus (viroses) ou infecções por bactérias.
Assim, resfriado comum, sinusite, otite (sim! Otite pode dar tosse!!), pneumonia e tuberculose podem dar tosse.
4. Tosse seca noturna é grave?
A noite o cortisol no sangue está mais baixo e tosse seca noturna pode evidenciar um quadro alérgico, ou até mesmo, um descontrole de asma.
Já outras doenças podem causar tosse a noite, como a sinusite, que dá tosse quando o paciente deita, por gotejamento de secreção pós-nasal.
5. Quando a tosse é perigosa?
A tosse é perigosa quando associada a quadros mais graves, como febre persistente, prostração, dificuldade de respirar, esforço para respirar, perda de peso, tosse com sangue ou tosse com dor. Nesses casos a criança deve ser levada para atendimento médico imediato.
6. Qual o tratamento da tosse?
O tratamento da tosse varia de acordo com a causa da tosse. Se a tosse é de origem alérgica, o médico vai prescrever medicações que melhorem. Se a tosse é por chieira, bronquite ou crise de asma, um broncodilatador deve ser avaliado. Se a tosse for consequência de otite, sinusite ou pneumonia, o médico deve avaliar o melhor tratamento no momento. Assim, vemos que não tem um tratamento específico para tosse.
O ideal seria que a criança fosse avaliada por seu médico para que se tentasse descobrir a causa da tosse e assim realizar um tratamento direcionado diretamente para a causa da tosse.
7. Qual o melhor remédio para tosse?
Temos que tomar muito cuidado com os remédios para tosse. Vários remédios para tosse são compostos de uma associação de vários medicamentos juntos: analgésico, antialérgico, antitérmico, anti-inflamatório e até descongestionantes. O uso indiscriminado desses remédios para tosse pode ser perigoso para a criança.
8. Qual o melhor xarope para a tosse.
Como foi dito anteriormente, a tosse pode ser causada por várias doenças: desde alergia até pneumonia. Desta forma o tratamento da tosse deve ser direcionado para a causa da tosse. Xaropes de tosse podem (ou não) aliviar um pouco os sintomas de tosse, porém não vão agir na causa da tosse, e isso pode gerar atraso no diagnóstico correto da tosse.
9. Pode dar mel para tosse?
O mel tem a capacidade de aliviar parcialmente os sintomas da tosse, porém não trata a causa da tosse! O mel não deve ser dado para crianças abaixo de 1 ano de vida, pelo risco de botulismo. Também devemos evitar o consumo de doce em crianças até os 2 anos de vida. Desta forma a ingestão de mel é recomendada em crianças acima de 2 anos de vida.
10. Então o que faço com a tosse do meu filho? Como parar a tosse imediatamente?
Não há nenhum remédio milagroso para acabar imediatamente com a tosse em geral. O que se sabe é que o tratamento adequado e precoce da tosse pode ser essencial para a rápida melhora clínica.