Busca rápida
O que é um Pediatra?
O Pediatra é o médico treinado para cuidar de crianças, do nascimento, até a adolescência.
Existem outras especialidades na pediatria?
SIM! Os pediatras são responsáveis pela prevenção e pelo tratamento de todas as doenças não cirúrgicas que acometem as crianças: das pequenas afecções da pele, passando pelas infecções agudas do trato respiratório e intestinais.
Para o tratamentos das doenças cirúrgicas das crianças, o profissional especializado é o Cirurgião Pediátrico. Na maioria das vezes, o Pediatra Geral é o primeiro a identificar sinais de um problema de saúde que necessita de cirurgia, sendo capaz de encaminhar a criança para o Cirurgião Pediátrico com maior assertividade.
O Pediatria, assim como na medicina de adultos, pode se especializar ainda mais, como por exemplo pneumologia pediátrica, cardiologia pediátrica, nefrologia pediátrica, hematologia pediátrica, neurologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, dentre outros. Esse tipo de especialista auxilia o Pediatra Geral a cuidar de crianças com doenças crônicas ou agudas muito específicas. A interação entre o Pediatra Geral e o Especialista é muito importante, pois cada um assume um papel específico no cuidado da criança: o Pediatra Geral coordena o cuidado geral da criança (crescimento, desenvolvimento, prevenção, tratamento de doenças comuns e diagnóstico precoce de novas doenças) enquanto o Pediatra Especialista garante a condução para uma eventual doença específica.
Com qual frequência devemos procurar um Pediatra?
Idealmente, a primeira consulta com o pediatra deve acontecer ainda na gestação (entre a 30ª e 35ª semanas de gestação), para que as mamães e os papais conheçam o pediatra que irá acompanhar seu bebê e recebam orientações sobre os preparativos para a chegada dos pequenos e pequenas.
Após o nascimento, o recém-nascido deve consultar com o pediatria no 5º e no 10º dias de vida.
Depois dessas duas consultas iniciais, os encontros subsequentes com o pediatra devem ser mensais nos primeiros meses de vida (ou sempre que houver necessidade).
Após o primeiro ano de vida, esse acompanhamento pode variar a cada 2 ou 3 meses, ou a critério médico, sendo essencial individualizar cada caso.
Como é o acompanhamento de rotina das crianças?
Em uma consulta de rotina, o Pediatra avalia vacinação, alimentação, crescimento, desenvolvimento neuro-psico-motor da criança, dentre outros tópicos.
A identificação precoce de alterações nesses marcos é muito importante para direcionar investigações e tratamentos especializados.
Além disso, o Pediatra faz orientações gerais sobre cuidados com saúde, prevenção de doenças, prevenção de acidentes, higiene e atividades compatíveis com a idade.
Em relação aos pontos de cuidado com as crianças, podemos destacar:
- Vacinação: o calendário vacinal infantil contempla a proteção contra várias doenças graves, dentre elas a poliomielite, meningite, pneumonia, dentre outras. É essencial manter o calendário em dia, e o pediatra tem um papel importante nessa orientação uma vez que as vacinas essenciais variam dependendo da idade da criança. O Sistema Único de Saúde e o sistema privado dispõe das principais vacinas para proteção dos nossos pequenos, respeitando as respectivas faixas etárias.
- Crescimento: as medidas de crescimento infantil são essenciais para acompanhamento durante toda a vida das crianças. Nos primeiros anos de vida o bebê cresce muito rápido: dobra o peso de nascimento com 5 meses, e triplica com 1 ano de vida. Além das medidas de peso, as medidas de comprimento e perímetro cefálico são fundamentais para avaliação da saúde dos lactentes. Um crescimento da cabecinha aumentado ou reduzido nos primeiros anos de deve ser investigado.
- Desenvolvimento: alguns marcos de desenvolvimento auxiliam o pediatra na avaliação da criança. O atraso em aquisição de alguns marcos do desenvolvimento para a idade deve ser investigado, pois podem representar desde a falta de estímulo, até alguma doença que merece avaliação especializada.
- Alimentação: a boa alimentação infantil é essencial para o bom crescimento. Sabe-se que algumas deficiências nutricionais podem influenciar negativamente o crescimento e desenvolvimento da criança. Assim o pediatra é fundamental para orientar as famílias sobre a melhor época para realização da introdução alimentar, além de orientações de quais alimentos introduzir, quais evitar, o que ocorrer em caso de alergias ou aspirações.
- Prevenção de acidentes: as crianças não têm noção de perigo. Quedas, queimaduras e afogamentos são acidentes preveníveis, e a supervisão de adultos é fundamental para reduzir o risco de acidentes.
Assim, acredito que meu papel enquanto Pediatra e Pneumologista Infantil seja acolher e apoiar as mamães e papais nessa linda e edificante missão de apresentar o mundo aos nossos pequenos príncipes e princesas.